Diagnóstico Laboratorial de Covid-19

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).


Recentemente foram anunciados os nomes oficiais para o vírus responsável pelo COVID-19 (anteriormente conhecido como "2019 novo coronavírus") e pela doença que ele causa.

Os nomes oficiais são: 

Doença: doença de coronavírus (COVID-19) 
Vírus: síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2 (SARS-CoV-2) 2 

Trata-se de RNA vírus da ordem Nidovirales da família Coronaviridae. Os vírus da SARS-CoV, MERS-CoV e SARS-CoV-2 são da subfamília Betacoronavírus que infectam somente mamíferos; são altamente patogênicos e responsáveis por causar síndrome respiratória e gastrointestinal.


Diagnóstico laboratorial do coronavírus (SARS-CoV-2) causador da ...

Para identificar o coronavírus são utilizados dois métodos diferentes de testes e ambos são rápidos. Contudo, um deles (RT-PCR em tempo real) necessita que o exame seja realizado em laboratório com uso de equipamentos. O segundo, é um teste rápido sorológico para detecção de anticorpos (IgM/IgG) e pode ser feito até mesmo nos postos de saúde ou unidades volantes.

DIAGNÓSTICO MOLECULAR - PADRÃO OURO

O vírus possui como material genético RNA, logo é necessário utilizar a técnica de transcrição reversa para a obtenção do cDNA. Essa metodologia é conhecida como PCR em tempo real após transcrição reversa (rRT-PCR).

O protocolo disponibilizado pela OMS afirma que podem ser utilizados  três marcadores diferentes.

- Primeiro se faz uma triagem para o gene E ou gene N viral que detectam qualquer beta-coronavírus associado a morcego, ou seja, não é específico para coronavírus humano.

- Para confirmação, deve-se pesquisar o gene RdRp é específico para o coronavírus SARS, incluindo o SARS-COV-2 (agente etiológico da COVID-19).



Os testes são produzidos em regime de prioridade pelo Instituto Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com produção semanal e a distribuição se dá na mesma proporção, ou seja, também são enviados aos estados semanalmente.

Argentina e China desenvolvem kits de teste rápido para a Covid-19

AMOSTRAS BIOLÓGICAS

Para realização da rRT-PCR podem ser coletadas amostras:

Via respiratória superior: swabs ou lavados de nasofaringe e orofaringe; e/ou
Via respiratória inferior: escarro (se presente) ou aspirado endotraqueal ou lavado broncoalveolar.

Landstuhl increases capacity for coronavirus testing, tries to ...

TESTES SOROLÓGICOS

O teste rápido é indicado apenas entre o sétimo e décimo dia do início dos sintomas, como febre e tosse. Não é recomendado para uso em toda a população, uma vez que não consegue diagnosticar o início da doença.

Funciona assim: entre o sétimo e décimo dia do surgimento dos sintomas de coronavírus coleta-se uma gota de sangue, a exemplo da medição de glicemia (taxa de açúcar no sangue). A partir desta gota de sangue é possível detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19. Os resultados deste teste saem praticamente na mesma hora, duram cerca de 15 a 30 minutos.

Os testes utilizam princípios como  ELISA e Imunocromatografia.

Ministério da Saúde determina recolhimento para substituição de ...





Publicado por Ana Carolina Dada

Autora do Blog Biomedicina Online e estudante de Biomedicina da FURB-SC .
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário