323 Vagas já autorizadas para Concurso Perito Criminal

Já estão autorizadas 323 vagas para os estados do Rio de JaneiroMato Grosso do SulAmazonas e Paraná com editais iminentes. Os governadores de Alagoas e do Ceará também confirmaram editais para esse ano. Ainda são esperados concursos para os estados de São Paulo, Bahia e Paraíba, no próximo ano. Os salários iniciais podem ultrapassar os 16 mil reais.

Perícia Criminal é atualmente uma das áreas mais concorridas, e certamente uma das que mais chamam a atenção de muitos que entram na Biomedicina.


Quem pode concorrer em concursos para Perito Criminal?


De início, é necessário saber que, para ocupar o cargo de Perito Criminal Oficial, é exigido nível superior. Veja o que traz a Lei 12.030 de 2009:
Art. 5o  Observado o disposto na legislação específica de cada ente a que o perito se encontra vinculado, são peritos de natureza criminal os peritos criminaisperitos médico-legistas e peritos odontolegistas com formação superior específica detalhada em regulamento, de acordo com a necessidade de cada órgão e por área de atuação profissional.

Em geral, há uma tendência em se exigir algumas formações específicas, sobretudo formações mais científicas e/ou tecnológicas. No entanto, o concursos para Perito Criminal de alguns estados ainda aceitam nível superior em qualquer área de formação.
formações exigidas em concurso para perito criminal

Quais e para onde serão as próximas oportunidades?


Na tabela abaixo um panorama sobre os concursos para Perito Criminal já autorizados e aqueles esperados para 2020, com as respectivas remunerações iniciais, baseado no contracheque do último Perito Criminal nomeado em cada instituição:

concursos para perito criminal autorizados e previstos para 2019


Quais as etapas do concurso para Perito Criminal?


Concursos para Perito Criminal são compostos normalmente das seguintes etapas:
  • Prova objetiva;
  • Prova discursiva;
  • Investigação social e criminal (sindicância de vida pregressa);
  • Avaliação médica;
  • Teste de aptidão física (TAF);
  • Prova de títulos; e
  • Curso de Formação (CF).
Todas as fases merecem atenção, pois, a exceção da prova de títulos que é apenas classificatória, em todas você poderá ser eliminado. Mesmo assim, chamo atenção para as duas primeiras: provas objetiva e discursiva, as quais serão as mais determinantes para sua aprovação. 



Publicado por Ana Carolina Dada

Autora do Blog Biomedicina Online e estudante de Biomedicina da FURB-SC .
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário