Universidade Católica de Brasília lança o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia

Uma grande rede de pesquisa acaba de surgir na Universidade Católica de Brasília (UCB). Com o aporte de aproximadamente R$ 10 milhões, para investimentos no prazo de cinco anos – podendo ser renovado –, será estabelecido o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, denominado INCT-Bioinspir, que apresentará uma nova geração de produtos para a indústria veterinária, totalmente planejados e desenhados com o setor produtivo. 

O objetivo principal do projeto é buscar produtos bioinspirados, ou seja, baseados no bioma Pantanal e Cerrado para incremento e qualidade da produção de proteína animal. A proposta será sediada no Mato Grosso do Sul (MS) com o apoio do estado e será co-financiada pela Fundação de Apoio e Desenvolvimento de Ensino Ciência e Tecnologia do Estado do Mato Grosso do Sul (Fundect).
INCT-Bioinspir conglomera inúmeras instituições nacionais e internacionais, e centros de comprovada competência em diagnóstico de microrganismos patogênicos, bioprospecção e desenho de produtos bioinspirados, nanotecnologia e avaliação in vivo usando modelos animais. Entre as instituições parceiras, estão a Universidade Católica de Brasília (UCB), a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPe) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
A ideia é que o instituto trabalhe em busca de antibióticos a partir de produtos bioinspirados para saúde animal. Para o líder do projeto e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Genômicas e Biotecnologia, Octavio Luiz Franco, “No alvo da pesquisa estão as bactérias patogênicas Corynebacterium pseudotuberculosis, causadora da Linfadenite, uma diarreia aviária, a bactéria do gênero Brucella, que ocasiona a Brucelose, uma doença infecciosa de porcos e ovelhas que afeta animais domésticos e selvagens, e humanos, e a bactéria intracelular Mycobacterium bovis, que dá origem à tuberculose bovina”.
Além disso, o instituto terá o aporte tecnológico e intelectual de pesquisadores de 18 institutos internacionais com uma equipe altamente qualificada. “Todos focados na detecção, tratamento e controle de doenças infecciosas em animais por meio de produtos bioinspirados de fontes pantaneiras, como moléculas molde com baixo custo e ausência de resíduos químicos para utilização na saúde. Hoje, a Universidade Católica possui em sua área de biotecnologia uma das melhores equipes do país”, destacou Franco.
Com o INCT-Bioinspir, será possível fortalecer inúmeros cursos de pós-graduação que fazem parte da rede e ainda capacitar estudantes de escolas públicas com baixa renda. “Será uma relação direta entre a universidade e a empresa na área de treinamento para fortalecer claramente a formação de pessoal na região Nordeste e Centro-Oeste do país”.


FONTE: Labnetwork

Publicado por Ana Carolina Dada

Autora do Blog Biomedicina Online e estudante de Biomedicina da FURB-SC .
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário