Dentre as inúmeras possíveis áreas de atuação do Biomédico está a Citopatologia. A Citopatologia é a área de atuação que estuda as doenças a partir de observação ao microscópio de células obtidas por esfregaços, aspirações, raspados, centrifugação de líquidos e outros métodos. Praticamente todos os órgãos e tecido podem fornecer material para o estudo citológico, permitindo exame rápido, pouco invasivo e não-traumático.
Com o intuito de trazer cada vez mais pra perto de vocês as atuações do Biomédico, conversamos com o Me. Marcello Bragança Figueiredo Biomédico formado pela Universidade Federal do Pará e Especialista em Citologia Clínica. Acompanhe então a entrevista e aprenda cada vez mais sobre o maravilhoso mundo da Biomedicina.
Conhecendo um pouco mais da formação de Marcello:
Possui graduação em Biomedicina pela
Universidade Federal do Pará (1996). Mestre em Saúde e Meio Ambiente pela
Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Especialista em Citologia
Clínica pelo Centro de Ensino Superior do Pará (CESUPA). Título de Especialista
em Citologia Oncótica outorgado pela Sociedade Brasileira de Biomedicina
(SBBM). Título de Especialista em Citologia Clínica outorgado pela Sociedade Brasileira
de Citologia Clínica (SBCC). Professor Efetivo do Departamento de Medicina da
Universidade Regional de Blumenau (FURB). Tem experiência na área de Patologia,
Parasitologia Geral e Clínica e Citopatologia. Atuando principalmente nos
seguintes temas: Patologia das Doenças Infecciosas e Parasitárias, Patologia
Geral e Citopatologia.
BIOMEDICINA ONLINE: PORQUE
A BIOMEDICINA?
MARCELLO BRAGANÇA FIGUEIREDO:
É o
curso que promove o conhecimento na área de diagnóstico laboratorial em sua
grande parte. Nos meus estudos do segundo grau, o grande interesse nas
disciplinas de Biologia e Programa de Saúde prevaleciam. Observações microscópicas
nas feiras de ciências e visitas que tive na época em alguns laboratórios
serviram na escolha da profissão.
BIOMEDICINA ONLINE: POR QUAL MOTIVO ESCOLHEU A CITOLOGIA
COMO ESPECIALIZAÇÃO?
MARCELLO BRAGANÇA FIGUEIREDO: O
exame citológico proporciona uma análise detalhada do componente celular e as
observações que o profissional realiza durante uma rotina, te induzem a uma
grande relação com o estudo teórico. Quando acadêmico, fui monitor da
disciplina Patologia e encontrei na Citologia uma oportunidade de poder seguir
carreira na profissão.
BIOMEDICINA ONLINE: O QUE O BIOMÉDICO ESTA HABILITADO A
FAZER NESSA ÁREA?
MARCELLO BRAGANÇA FIGUEIREDO: Assumir
responsabilidade técnica e firmar o respectivo laudo.
BIOMEDICINA ONLINE: O QUE O BIOMÉDICO NÃO PODE FAZER?
MARCELLO BRAGANÇA: Coleta
de punção aspirativa.
BIOMEDICINA ONLINE: COMO
O SENHOR AVALIA O MERCADO DE TRABALHO?
MARCELLO BRAGANÇA FIGUEIREDO: Promissor.
Pois são poucos os profissionais que se interessam na área. O número de exames
aumenta a cada período e com isso, os laboratórios ficam com escassez de habilitados
para realização dos exames.
BIOMEDICINA ONLINE: QUAIS
OS CONSELHOS QUE VOCÊ DARIA PARA QUEM PRETENDE SEGUIR NESSA ÁREA?
MARCELLO BRAGANÇA FIGUEIREDO: Confiança
e segurança na escolha de sua habilitação. Procurar conhecer o objetivo do
curso que tornará você um Biomédico habilitado. Sou professor em curso de
pós-graduação em Citopatologia e vejo o grande número de alunos que escolhem o
curso apenas para ter um título de “especialista”. Ter interesse, força de
vontade e lembrar que o exame citológico é de grande importância no diagnóstico
de neoplasias.Estudem, sejam curiosos, interessados e nunca escolham sua futura
habilitação como uma aventura.
BIOMEDICINA ONLINE: COMO
É, ALEM DE ATUAR NO SEU PRÓPRIO LABORATÓRIO, SEGUIR A DOCÊNCIA?
MARCELLO BRAGANÇA FIGUEIREDO: Excelente.
Pois serve para que eu possa demonstrar aos acadêmicos vários e interessantes
casos que temos na rotina de um laboratório de Citopatologia. Amostras dentro
dos limites da normalidade, alterações reativas (inflamatórias) podendo ou não
apresentar um agente causador, no caso do colo uterino e aparelho respiratório
e lesões neoplásicas. Podendo, até em certas circunstâncias, levar os alunos
para conhecer o funcionamento do laboratório.
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