Entrevista com o Biomédico Citopatologista Marcello Bragança Figueiredo

Dentre as inúmeras possíveis áreas de atuação do Biomédico está a Citopatologia. A Citopatologia é a área de atuação que estuda as doenças a partir de observação ao microscópio de células obtidas por esfregaços, aspirações, raspados, centrifugação de líquidos e outros métodos. Praticamente todos os órgãos e tecido podem fornecer material para o estudo citológico, permitindo exame rápido, pouco invasivo e não-traumático.



Com o intuito de trazer cada vez mais pra perto de vocês as atuações do Biomédico, conversamos com o  Me. Marcello Bragança Figueiredo  Biomédico formado pela Universidade Federal do Pará  e Especialista em Citologia Clínica. Acompanhe então a entrevista e aprenda cada vez mais sobre o maravilhoso mundo da Biomedicina.

Conhecendo um pouco mais da formação de Marcello:

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Pará (1996). Mestre em Saúde e Meio Ambiente pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Especialista em Citologia Clínica pelo Centro de Ensino Superior do Pará (CESUPA). Título de Especialista em Citologia Oncótica outorgado pela Sociedade Brasileira de Biomedicina (SBBM). Título de Especialista em Citologia Clínica outorgado pela Sociedade Brasileira de Citologia Clínica (SBCC). Professor Efetivo do Departamento de Medicina da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Tem experiência na área de Patologia, Parasitologia Geral e Clínica e Citopatologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Patologia das Doenças Infecciosas e Parasitárias, Patologia Geral e Citopatologia.



BIOMEDICINA ONLINE: PORQUE A BIOMEDICINA?

MARCELLO BRAGANÇA FIGUEIREDO: 

É o curso que promove o conhecimento na área de diagnóstico laboratorial em sua grande parte. Nos meus estudos do segundo grau, o grande interesse nas disciplinas de Biologia e Programa de Saúde prevaleciam. Observações microscópicas nas feiras de ciências e visitas que tive na época em alguns laboratórios serviram na escolha da profissão.



BIOMEDICINA ONLINE: POR QUAL MOTIVO ESCOLHEU A CITOLOGIA COMO ESPECIALIZAÇÃO?

MARCELLO BRAGANÇA FIGUEIREDOO exame citológico proporciona uma análise detalhada do componente celular e as observações que o profissional realiza durante uma rotina, te induzem a uma grande relação com o estudo teórico. Quando acadêmico, fui monitor da disciplina Patologia e encontrei na Citologia uma oportunidade de poder seguir carreira na profissão.



BIOMEDICINA ONLINE: O QUE O BIOMÉDICO ESTA HABILITADO A FAZER NESSA ÁREA?

MARCELLO BRAGANÇA FIGUEIREDO: Assumir responsabilidade técnica e firmar o respectivo laudo.



BIOMEDICINA ONLINE: O QUE O BIOMÉDICO NÃO PODE FAZER?

MARCELLO BRAGANÇA: Coleta de punção aspirativa.



BIOMEDICINA ONLINE: COMO O SENHOR AVALIA O MERCADO DE TRABALHO?

MARCELLO BRAGANÇA FIGUEIREDO: Promissor. Pois são poucos os profissionais que se interessam na área. O número de exames aumenta a cada período e com isso, os laboratórios ficam com escassez de habilitados para realização dos exames.



BIOMEDICINA ONLINE: QUAIS OS CONSELHOS QUE VOCÊ DARIA PARA QUEM PRETENDE SEGUIR NESSA ÁREA?

MARCELLO BRAGANÇA FIGUEIREDO: Confiança e segurança na escolha de sua habilitação. Procurar conhecer o objetivo do curso que tornará você um Biomédico habilitado. Sou professor em curso de pós-graduação em Citopatologia e vejo o grande número de alunos que escolhem o curso apenas para ter um título de “especialista”. Ter interesse, força de vontade e lembrar que o exame citológico é de grande importância no diagnóstico de neoplasias.Estudem, sejam curiosos, interessados e nunca escolham sua futura habilitação como uma aventura.



BIOMEDICINA ONLINE: COMO É, ALEM DE ATUAR NO SEU PRÓPRIO LABORATÓRIO, SEGUIR A DOCÊNCIA?

MARCELLO BRAGANÇA FIGUEIREDO: Excelente. Pois serve para que eu possa demonstrar aos acadêmicos vários e interessantes casos que temos na rotina de um laboratório de Citopatologia. Amostras dentro dos limites da normalidade, alterações reativas (inflamatórias) podendo ou não apresentar um agente causador, no caso do colo uterino e aparelho respiratório e lesões neoplásicas. Podendo, até em certas circunstâncias, levar os alunos para conhecer o funcionamento do laboratório.


Publicado por Ana Carolina Dada

Autora do Blog Biomedicina Online e estudante de Biomedicina da FURB-SC .
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário