Entrevista com o Biomédico Perfusionista Dr. Jeff Chandler Belém de Oliveira


Dentre as inúmeras possíveis áreas de atuação do biomédico está a perfusão extracorpórea, entretanto pouco conhecida. Esta técnica, utilizada em cirurgia cardíaca, consiste em manter o paciente com suporte artificial de vida (coração, pulmão e rim artificial) por meio de uma máquina que é temporariamente capaz de substituir as funções do coração e dos pulmões, oxigenando o sangue e bombeando-o através do sistema circulatório.

      Com o intuito de trazer cada vez mais pra perto de vocês as atuações do Biomédico, conversamos com o Dr Jeff Chandler Belém de Oliveira, Biomédico formado pela PUC -Goiás e Especialista em Circulação Extra Corpórea e Orgãos Artificiais SBCEC.




BIOMEDICINA ONLINE: Por que escolheu a CEC?
DR. JEFF CHANDLER BELÉM DE OLIVEIRA: A área de perfusão é muito ampla e temos uma atuação direta sobre o tratamento dos pacientes, requer conhecimentos específicos sobre diagnóstico clínico, radiológico e laboratorial. Depende de raciocínio rápido e a perfusão é um agente decisivo no sucesso do procedimento. Estes fatores me encantam e soma se a isto o reconhecimento por parte dos bons médicos e dos pacientes. BIOMEDICINA ONLINE: Qual é a sua avaliação para o mercado de trabalho nessa área?
DR. JEFF CHANDLER BELÉM DE OLIVEIRA: O campo é muito grande de atuação pois atuamos na cirurgia cardíaca neonatal e pediátrica, cirurgia cardíaca em adultos, cirurgia vascular, cirurgia oncológica, transplantes (coração, pulmão e fígado), Atuamos em UTIs com suporte de vida e ponte para transplante, ECMO, docência, pesquisa, representação comercial, assessoria científica entre outras áreas. BIOMEDICINA ONLINE: Na sua opinião, quais as vantagens e desvantagens da CEC? DR. JEFF CHANDLER BELÉM DE OLIVEIRA: Tecnicamente é a única tecnologia capaz de propiciar a maioria das cirurgias cardiovasculares e demais procedimentos listados acima. Quando feito por um especialista suas complicações são mínimas. A desvantagem é que nós biomédicos ainda não damos valor as nossas áreas de atuação onde os conselhos e sindicatos não fiscalizam as equipes de cirurgia cardíaca principalmente. Assim muitos serviços contratam pessoas para exercer a profissão de perfusionista sem graduação e especialização. Pasmem: Alguns sem nenhum curso na área de saúde, o quê, significa risco de vida para os pacientes.

Na foto a Biomédica Jaqueline Lacerda juntamente com o Dr. Jeff Chandler Belém de Oliveira.

Publicado por Ana Carolina Dada

Autora do Blog Biomedicina Online e estudante de Biomedicina da FURB-SC .
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário