Medley leva exames de sangue gratuitos a regiões metropolitanas

Em seu terceiro ano consecutivo, a Caravana dos Genéricos oferecerá testes de glicemia, colesterol, medições de pressão arterial e Índice de Massa Corporal (IMC), além de informar sobre os riscos das doenças crônicas, que estão entre as que mais matam os brasileiros

A Medley, uma empresa do grupo Sanofi, pelo terceiro ano consecutivo tem percorrido algumas localidades do Brasil com a Caravana dos Genéricos. Neste ano, seis importantes regiões metropolitanas do país recebem a carreta adaptada, para atender a população com a realização de testes gratuitos de glicemia e colesterol, além de medições de pressão arterial e IMC. A Caravana dos Genéricos tem como apoiador o piloto Rubens Barrichello, que é embaixador da Medley.

Os exames serão realizados por profissionais da saúde e os resultados serão recebidos na hora. Caso seja detectada alguma alteração nas taxas, os profissionais de saúde orientarão a população e indicarão que essas pessoas procurem por atendimento médico especializado para aprofundar a investigação e iniciar o tratamento adequado, disponível inclusive na rede pública de saúde. As principais novidades em relação aos três primeiros anos serão a realização de exames de colesterol nas seis cidades e a medição do IMC, que será realizada pela primeira vez.
Dados do Ministério da Saúde apontam que 17,9% da população é obesa e 52,5% apresenta excesso de peso. Já a hipertensão e o diabetes – que também serão doenças identificadas na Caravana – representam importante risco cardiovascular quando descompensadas.  Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, Vigitel, realizada em 2014, os fatores de risco para doenças crônicas, como a hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e câncer, são responsáveis por 72% dos óbitos no Brasil.


Datas e locais
A ação acontecerá entre outubro e dezembro, passando pelas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. No total, a caravana dos genéricos percorrerá mais de 8.000 km, atendendo mais de 6.000 pessoas.
O caminhão permanece por dois dias em cada cidade. As primeiras localidades que receberam a ação foram Recife (PE), nos dias 21 e 22 de outubro, e Belo Horizonte (MG), nos dias 7 e 8 de novembro. Em seguida a Caravana seguirá para Curitiba (PR), dias 14 e 15 de novembro; Porto Alegre (RS), dias 19 e 20 de novembro; Campinas (SP), dias 28 e 29 de novembro e São Paulo (Capital), nos dias 10 e 11 de dezembro.
“O objetivo da Caravana dos Genéricos é esclarecer e conscientizar as pessoas sobre a saúde, prevenção de doenças e a qualidade/segurança dos medicamentos genéricos”, comenta Patrícia Brandalise, diretora Médica da Medley.
FONTE: Labnetwork

Publicado por Ana Carolina Dada

Autora do Blog Biomedicina Online e estudante de Biomedicina da FURB-SC .
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário