HC/FMUSP inaugura Centro de Armazenamento de Amostras Biológicas

Dia 6 de outubro foi inaugurado o Centro de Armazenamento de Amostras Biológicas no Prédio do Biotério da FMUSP.



Pesquisadores do complexo Hospital das Clínicas(HC) e Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) terão mais estímulo para fazer suas atividades de pesquisa e inovação. Dia 6 de outubro foi inaugurado o Centro de Armazenamento de Amostras Biológicas com 100 freezeres a –80°C. O novo centro é equipado com tecnologia de ponta e funcionará em conjunto com a unidade de criopreservação —tanques de nitrogênio líquido.
O Centro possui um sofisticado sistema de controle de temperatura e segurança e faz parte do programa Rede de Equipamentos Multiusuários (Premium) da FMUSP, que dá acesso aos pesquisadores do complexo HC/FMUSP às mais modernas tecnologias da pesquisa biomédica contemporânea.
Segundo Roger Chammas, responsável pela gestão do programa multiusuários, a utilização do centro deverá otimizar a aplicação de recursos financeiros, de pesquisa e de espaço físico. Todos os materiais biológicos poderão ficar centralizados em um só lugar, em condições ideais e gerenciados pela própria instituição, diferente do que vinha acontecendo até o momento.
Normalmente, os pesquisadores tinham guardados com eles suas coleções de materiais biológicos vinculados às pesquisas que desenvolviam e que ficavam armazenados em seus próprios laboratórios. Esta prática fazia com que houvesse a necessidade de espaços cada vez maiores e individualizados em todos dos prédios da faculdade, além de o pesquisador ter que assumir a responsabilidade pelo manutenção do material. Com a inauguração do Centro, o pesquisador não terá mais esta preocupação.


Amostras biológicas
A nova infraestrutura está ligada a um gerador próprio equipado com três unidades de refrigeração. Haverá um estrito controle de acesso por biometria e instalado um sistema de controle de temperatura dos equipamentos via web. Os freezeres serão monitorados de maneira contínua, com controle de temperatura ligado a um sistema informatizado que vai indicar para o pesquisador as eventuais flutuações de temperatura que possam ocasionalmente ocorrer. Se houver algum problema que exija alguma ação do pesquisador, o sistema também prevê o envio de mensagem por email.
O novo centro com tecnologia de ponta será um espaço adequado para armazenar amostras de pesquisas que levarão a mais conhecimento de informações sobre doenças e tratamentos para proporcionar mais saúde à população. O centro terá um espaço reservado para cada pesquisador e um funcionário especializado ficará responsável pela colocação e retirada do material. São vários os tipos de amostras que serão armazenadas: fluidos biológicos humanos, plasma, sangue, derivados do sangue, células do sangue, amostras celulares, biopsias, materiais processados das biopsias, semem, urina, saliva, fluido folicular, entre outros.

Além do novo Centro de Armazenamento de Amostras Biológicas, existem outros serviços e equipamentos que fazem parte do Programa Rede de Equipamentos Multiusuários (Premium), criado pela FMUSP e pelos Laboratórios de Investigação Médica (LIM) do HC. Todos os equipamentos integrantes da Rede Premium também são de última geração e são operados por técnicos altamente capacitados. São eles: Citômetro de fluxo, Biotério Central, Biobanco, Unidade de Criopreservação, Sequenciamento Sanger, Sequenciamento de Nova Geração, Pirosequenciador, Sequenciamento de Nova Geração, Plataforma de Microarray, Quant Studio (unidade de genotipagem), Sequenciamento em Larga Escala, Iscan System, ABI 3500 Genetic Analyzer, ABI 3500 Genetc Analyzer, Ultracentrífuga Refrigerada, Microscópio Eletrônico, Microscopia Confocal, entre outros.
O Novo Centro de Armazenamento de Amostras Biológicas está localizado no Prédio do Biotério da FMUSP (Av. Dr. Arnaldo, 455, Cerqueira César, São Paulo).

FONTE: LABNETWORK

Publicado por Ana Carolina Dada

Autora do Blog Biomedicina Online e estudante de Biomedicina da FURB-SC .
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário