TÉCNICAS DE BIOLOGIA MOLECULAR 1 - EXTRAÇÃO DE DNA

O primeiro passo para o desenvolvimento de qualquer técnica em Biologia Molecular é extrair o material de interesse, DNA ou RNA.
Como isso acontece:

  1. OBTENÇÃO DA AMOSTRA: Primeiramente devemos obter uma amostra do material a ser extraído o DNA, seja ele sangue, pedaço de um tecido, fluidos corporais ou ate mesmo o bulbo do fio de cabelo. A amostra é colocada em um tubo de ensaio.
  2. LISE CELULAR: É adicionados ao tubo um Tampão de Lise. O mesmo geralmente contem um detergente para dissolver as membranas celulares fosfolipídicas e uma proteinase, enzima que degrada proteínas. Um sal é adicionado posteriormente para para precipitar os restos celulares.
  3. ISOLAMENTO: O tubo é lavado até uma centrífuga onde é centrifugado. Os restos celulares precipitam para o fundo do tubo. Os ácidos nucleicos do sobrenadante são transferidos para outro tubo e então se adiciona Álcool que auxiliara na precipitação dos ácidos nucleicos. A amostra é submetida a uma nova centrifugação onde os ácidos nucleicos precipitam no fundo do tubo e o Álcool é removido.
  4. ELUIÇÃO: O material precipitado é eluído em água ultrapura ou tampão de eluição. Esse tampão geralmente contem EDTA que protege o DNA da degradação.
Então chegamos ao fim do processo e você já tem o seu DNA extraído para poder utiliza-lo em outras técnicas.



Caso você queira acompanhar mais de perto todo esse processo, acesse o Laboratório Virtual.

Publicado por Ana Carolina Dada

Autora do Blog Biomedicina Online e estudante de Biomedicina da FURB-SC .
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário