QUESTIONÁRIO SOBRE TÉCNICA DE PREPARO E DILUIÇÃO DE SOLUÇÕES INTRODUÇÃO COM GABARITO

Depois de aprender um pouco mais sobre técnica de preparação e diluição de soluções teste seus conhecimentos.

  1. Defina solução e cite quais são os seus componentes
R: Soluções são misturas homogêneas de duas ou mais substâncias que apresentam dois componentes básicos: o soluto e o solvente.  Por definição, soluto é o componente que está em menor quantidade na mistura e o solvente, o componente que se apresenta em maior quantidade.


2. Como reconhecer o soluto em uma solução?

R: Por definição, soluto é o componente que está em menor quantidade na mistura
omo reconhecer o soluto em uma solução

3. Dê exemplos de soluções onde ambos os componentes sejam: sólidos, líquidos e gasosos

R: Sólido X Sólido: cobre + estanho = bronze
Líquido X Líquido: o álcool etílico é uma mistura de álcool etílico e água.
Gas X gás: ar atmosférico. Os principais gases componentes do ar são o nitrogênio – N2 (80%) e o oxigênio – O2 (19%). O 1% restante é composto de gases em pequenas quantidades como ozônio (O3), gás metano (CH4), monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2), vapor de água (H2O), entre outros.


4.  Defina molaridade. Qual é a fórmula da molaridade

R: A molaridade é a relação entre o número de mols (1,06 x 1023 átomos, moléculas, etc.) do soluto por litro de solução, e pode ser calculada com o auxílio da seguinte fórmula:
M = x m x MM . V

5. Qual a vidraria utilizada para aferir o volume final de uma solução

R:O preparo de uma solução exige uma vidraria específica para aferir o volume final da solução, denominada, balão volumétrico
 
6. Qual o cuidado que deve ser observado no preparo de soluções mais diluídas a partir de ácidos concentrados?

R: Deve ser sempre realizada na capela. Quando diluir um ácido forte, adicione primeiro a água e depois o ácido.

7. O que vem a ser higroscopia? Dê um exemplo de substância higroscópica

R: É A capacidade de uma espécie em absorver água (seja ela de qualquer forma). Entretanto, usualmente são consideradas higroscópicas apenas as substâncias cuja absorção de água (especialmente do meio ambiente, no ar) é elevada. Alguns exemplos são: o sulfato de cobre, que normalmente é encontrado P.A. (para análise, ou pureza analítica). 

8. O processo de dissolução sempre é acompanhado de variação de energia. Sendo assim, classifique os tipos de dissolução possíveis

R: A dissolução de uma substância pode ser classificada como endotérmica ou exotérmica.
Endotérmica: a temperatura sobe facilitando a dissolução, e aumentando a solubilidade. Nesta, a curva de solubilidade é ascendente. 
Exotérmica: a temperatura sobe dificultando a dissolução, e diminuindo a solubilidade. Nesta, a curva de solubilidade é descendente

9. Por que para algumas soluções deve se determinar o seu fator de correção ou a padronização? O que isso significa? O que é um padrão primário?

R: Nem todos os solutos formam soluções padrões, devido as características das substâncias químicas, como higroscopicidade, reatividade, entre outros. Para isso, é necessário padronizar esta solução, ou seja, determinar a concentração exata da mesma. Em análise de alimentos é mais comum determinar um fator de correção para corrigir qualquer diferença na concentração da solução. O fator de correção é um valor usado para corrigir a solução. Para a padronização ou determinar o fator de correção, costuma-se usar um padrão primário. Um padrão primário é um composto altamente purificado que serve como material de referência em métodos titulométricos (volumétricos) ou de massa (gravimétricos). A precisão do método é dependente das propriedades desse composto. Os requisitos importantes para um padrão primário são: alta pureza; estabilidade à atmosfera; ausência de água de hidratação para evitar alterações na composição do sólido; custo baixo; solubilidade razoável no meio de titulação e massa molar, razoavelmente grande, para que o erro relativo associado à pesagem do padrão seja minimizado.


Publicado por Ana Carolina Dada

Autora do Blog Biomedicina Online e estudante de Biomedicina da FURB-SC .
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário