PATOLOGIA - LÂMINA 25 - GASTRITE POR HELICOBACTER PYLORI

Gastrite por Helicobacter pylori é um tipo de gastrite causado pela bactéria Helicobacter pylori, responsável pela ocorrência da maioria das úlceras e da gastrite crônica – quando ocorre a inflamação do estômago.



-A infecção aguda por H. pylori não produz sintomas suficientes a ponto de requerer a atenção médica na maioria dos casos; é a gastrite crônica que, por fim, leva o indivíduo a buscar tratamento.
-As taxas de colonização excedem 70% em alguns grupos e variam de menos 10% até mais de 80% pelo mundo. Em áreas com alta prevalência, a infecção é adquirida na infância e persiste por décadas, explicando a correlação direta entre a taxa de colonização e a idade do paciente.
- O modo de transmissão do H. pylori não está bem definido, mas os humanos são os únicos hospedeiros conhecidos, tornando as vias oral-oral, fecal-oral e de espalhamento pelo ambiente as rotas de infecção mais prováveis.
- Estes bacilos espiralados ou curvados estão presentes nas amostras de biópsias gástricas de quase todos os pacientes com úlceras duodenais e na maioria dos indivíduos com úlceras gástricas e gastrite crônica.
-Por exemplo, a secreção aumentada de ácido que ocorre na gastrite por H. pylori pode resultar em doença da úlcera péptica, e a infecção por H. pylori também confere um risco aumentado de câncer gástrico.


- Os organismos H. pylori se adaptaram ao nicho ecológico fornecido pelo muco gástrico.


Publicado por Ana Carolina Dada

Autora do Blog Biomedicina Online e estudante de Biomedicina da FURB-SC .
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário