Vacina universal contra a gripe está próxima de ser desenvolvida, mostram estudos

vacina da gripe deve ser tomada anualmente, mas você sabe por quê? O vírus da gripe está em constantes mudanças em seu código genético, por isso pegamos diversas gripes ao longo da vida. Por isso mesmo, todo ano a imunização é atualizada com as quatro mutações do vírus Influenza mais disseminadas nessa época. Mas uma nova descoberta pode tornar essa atualização desnecessária: cientistas estão mais perto de desenvolver uma vacina universal, que prevenirá qualquer vírus da gripe mesmo os que ainda não existem.
Isso ocorre porque o vírus tem em sua parte externa moléculas chamadas hemaglutininas, a proteína que permite a fixação do vírus. A parte dessas moléculas que ficam mais em contato com o ambiente, a "cabeça da molécula" estão em constante mutação, mas o tronco da molécula costuma permanecer o mesmo nas diferentes mutações do vírus. A ideia, portanto, é criar vacinas com essa parte das moléculas, o que não é uma tarefa muito simples. 
No entanto duas equipes de estudiosos norte-americanos chegaram a conclusões bem parecidas sobre isso, publicadas em dois estudos nas revistas científicas Nature Medicine Science, provando esse conceito em animais. O primeiro grupo de estudiosos isolou essa parte não mutável do vírus H5N1 e aplicaram a vacina em ratos e furões. Depois, aplicaram doses letais do vírus H1N1 nas cobaias, que protegeu totalmente os ratos e parcialmente os furões. 
Já a segunda equipe testou seu protótipo em ratos e macacos, tendo proteção completa nos primeiros e resposta considerável nos primatas. Agora, novos estudos em humanos precisam ser feitos para comprovar a eficácia. Até por que os ratos têm respostas imunológicas diferentes dos humanos. 
FONTE: MINHA VIDA

Publicado por Ana Carolina Dada

Autora do Blog Biomedicina Online e estudante de Biomedicina da FURB-SC .
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário