Vacina contra ebola mostra 100% de eficácia em testes, diz OMS

Após quase 28 mil casos, o mundo finalmente parece ter conseguido desenvolver uma vacina eficaz contra o ebola. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), testes realizados em Guiné, na África, com 4 mil pessoas que tiveram contato próximo com casos confirmados da doença mostraram 100% de proteção após dez dias. 
Os resultados, publicados na revista online The Lancet, foram descritos como "um desdobramento extremamente promissor" por Margaret Chan, diretora-geral da OMS, durante entrevista coletiva. Segundo ela, a nova vacina foi alcançada graças aos esforços de inúmeros pesquisadores ao redor do mundo, que correram contra o tempo para desenvolver terapias de imunização quando a epidemia estava no auge. Cientistas, médicos e empresas farmacêuticas se uniram para desenvolver a vacina, e o que demoraria aproximadamente uma década para mostrar resultados ficou pronto em um ano. 
A vacina VSV-ZEBOV, da Merck e da NewLink Genetics, agora poderá ser usada para acabar com o pior surto de ebola já registrado na África Ocidental, que matou aproximadamente 11.300 pessoas desde que o primeiro caso foi registrado, em dezembro de 2013. 
A entidade beneficente Médicos Sem Fronteiras, que vem liderando a luta contra a doença, agora trabalha para que a vacina seja distribuída em países como Serra Leoa e Libéria, onde diversos profissionais de saúde estão trabalhando para conter a epidemia de ebola.
FONTE: MINHA VIDA

Publicado por Ana Carolina Dada

Autora do Blog Biomedicina Online e estudante de Biomedicina da FURB-SC .
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário