QUESTÕES DE CONCURSO ANÁLISES CLÍNICAS.

Muitos procuram fórmulas para passarem em concurso público, porém o caminho principal é o estudo. Assim são com os atletas que, antes de conquistar a medalha, em uma Olimpíada, se preparam durante meses e até anos para vencer os desafios, assim devemos nos preparar antes. 
Deixar para estudar em cima da hora, somente quando sai o edital, diminui e muito a chance de passar. Talvez você esteja se perguntando: Mas não é o edital que traz as matérias que devem ser estudadas? Sim, é o edital. Porém, se o concurso é para análises clínicas, a prova de conhecimento específico é sempre voltada para assuntos que certamente podem ser estudados com bastante antecedência, mesmo antes do edital sair. 
Então, aqui vai um teste rápido para você testar seus conhecimentos e ter uma base do que pode ser pedido em uma prova de Concurso Público. Anote as respostas em um papel, e depois confira quantas acertou e quantas errou. Depois, é só deixar um comentário, não custa nada!
1- Ao preparar o paciente para a flebotomia, devem ser tomados cuidados que minimizem os fatores relacionados com atividades capazes de influenciar nos exames laboratoriais.  Após 48 horas de jejum, pode haver aumento das concentrações séricas de 
(A) bilirrubina. 
(B) glicose plasmática. 
(C) colesterol plasmático. 
(D) triacilgliceróis plasmáticos. 

2- Alimentos como banana, abacaxi, tomate e abacate são ricos em 
(A) ureia. 
(B) urato. 
(C) serotonina. 
(D) ácidos graxos insaturados. 



3-  A venopunção é efetuada utilizando-se uma agulha presa a um tubo de coleta a vácuo com uma tampa de borracha. Para as determinações de glicose, pode ser adicionado fluoreto a

(A) EDTA.
(B) Heparina.
(C) Citrato dextrose.
(D) Citrato tamponado.

4- A coleta e a preservação da urina para os exames analíticos deve seguir um procedimento cuidadosamente prescrito, para assegurar a obtenção de resultados válidos. O exame laboratorial da urina, geralmente, compreende os exames, EXCETO:

(A) bioquímico.
(B) microscópico.
(C) parasitológico.
(D) bacteriológico.

5- Durante o armazenamento, a concentração de um constituinte do sangue na amostra pode sofrer alteração como resultado de vários processos. Abaixo estão listados alguns deles.

I. adsorção em tubo de plástico ou vidro
II. desnaturação de proteínas
III. evaporação de compostos voláteis
IV. atividades metabólicas contínuas de leucócitos e eritrócitos
São processos que podem interferir na concentração de um constituinte de sangue:

(A) I e II, apenas.
(B) I, II e III, apenas.
(C) II, III e IV, apenas.
(D) I, II, III e IV.

6- As contagens de eritrócitos, leucócitos e plaquetas são expressas em concentrações - células por unidade de volume sanguíneo. Para representar cinco milhões de eritrócitos por unidade de volume sanguíneo, pode-se utilizar as seguintes maneiras, EXCETO:

(A) 5,00 x 106 / μL
(B) 5,00 x 106 / mm3 =
(C) 5,00 x 1012 / L
(D) 5,00 x 1012 / mL

7- O volume médio dos eritrócitos (VCM) é calculado a partir do hematócrito e do número de eritrócitos. Se o hematócrito for igual a 0,45 e o número de eritrócitos igual a 5 x 1012 / L, e 1 L conterá 5 x 1012 eritrócitos, os quais ocupam um volume de 0,45L, o VCM será de:

(A) 0,9 x 10-15 L
(B) 9 x 10-15 L
(C) 90 x 10-15 L
(D) 900 x 10-15 L


GABARITO
1- A
2- C
3-B
4-C
5-D
6-D
7-C



Publicado por Ana Carolina Dada

Autora do Blog Biomedicina Online e estudante de Biomedicina da FURB-SC .
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário