Quais os níveis normais de glicose no sangue

glicemia é a glicose que circula pela corrente sanguínea. Para o bom funcionamento do organismo e para o equilíbrio de um estado de saúde é necessário que seus níveis estejam estáveis. Seu valor é extraído de uma amostra de sangue que pode ser coletada através de uma pequena punção na gema de um dedo da mão ou diretamente com um acesso venoso/analítica. Costuma se medir em jejum e seu valor é medido com mg/dL. 

Normoglicemia


Entende-se por normoglicemia aqueles parâmetros, resultantes da medição da glicose, que se encontram entre valores de normalidade. Os valores normais de glicose no sangue em um dos testes devem mostrar valores entre 60 e 110 mg/dL. Valores inferiores a 60 ou superiores a 110 mg/dL correspondem a problemas relacionados com a hipoglicemia ou, talvez, com a diabetes mellitus.

  • Hiperglicemia


    hiperglicemia ocorre quando os valores de glicose no sangue em jejum superam a quantidade de 110mg/dL. Para o diagnóstico da diabetes mellitus existem diferentes formas de detecção:
    • Quando os parâmetros de glicose no sangue são iguais ou superiores a 126mg/dL (7mm/mol) em duas provas de medição de glicose em diferentes ocasiões.
    • Quando uma glicemia ao acaso tem por resultados níveis superiores a 200mg/dL (11.11mm/mol) e com sintomatologia clínica de hiperglicemia associada (sede, visão turva, fraqueza, sensação de precisar de urinar constantemente,...).
    • Quando duas horas após o teste de tolerância da glicose oral percebem-se valores iguais ou superiores a 200 mg/dl (11.11 mm/mol) e pelo menos em duas ocasiões em um ano.
  • Hipoglicemia


    A hipoglicemia define-se como o valor baixo do nível de glicose no sangue. Ao contrário da hiperglicemia, que é mais discreta e silenciosa quanto aos sintomas, a hipoglicemia pode ser assintomática ainda que na maioria das vezes se manifeste por visão dupla, sudorese, tremores, batimentos cardíacos rápidos ou fortes, sensação de tontura, entre outros. Para sua detecção é necessário fazer uma medição de glicose, seus resultados indicarão valores menores de 60mg/dl. Se não for detectada a tempo, pode-se chegar à perda de consciência e, inclusive, à morte.
  • Recomendações de acordo com o nível de glicose


    Em caso de normoglicemia deve-se insistir na alimentação correta, evitar uma vida sedentária, manter o corpo hidratado e, sobretudo, controlar ou fazer revisões anuais para verificar se a glicose no sangue está entre os valores normais.
    Para os pacientes diagnosticados com diabetes aconselha-se uma alimentação com pouca ou nenhuma ingestão de carboidratos e açúcar, exercício físico, controle glicêmico de acordo com os valores normais. Combine junto à sua enfermeira quando deve fazer controle de seu nível de glicose no sangue.
    Nos casos de pacientes que tendem à hipoglicemia (normalmente os diabéticos insulinodependentes), aconselha-se ter sempre à mão sachês de açúcar para poder ingerir via oral. Quando a pessoa perde a consciência e fica evidente uma hipoglicemia deve-se administrar por via subcutânea uma seringa pré-carregada de glucagon (todo paciente diabético tratado com insulina deve ter uma em sua geladeira).

  • FONTE: UMCOMO

    Publicado por Ana Carolina Dada

    Autora do Blog Biomedicina Online e estudante de Biomedicina da FURB-SC .
      Blogger Comment
      Facebook Comment

    0 comentários :

    Postar um comentário