Quais alimentos aumentam os glóbulos brancos

Os glóbulos brancos são os responsáveis por defender nosso organismo contra a presença de bactérias e micro-organismos estranhos que possam pôr em risco nossa saúde, impedindo que as infecções, bactérias e vírus nos afetem de forma grave. Por isso, quando seus níveis reduzem, nosso corpo fica à mercê dos agentes estranhos, motivo pelo qual é importante atender esta situação. 

  • Por que tenho os glóbulos brancos baixos?


    Uma contagem normal de glóbulos brancos deve oscilar entre 4.000 e 11.000 leucócitos, uma quantidade inferior a esse valor indicará uma redução que precisará ser investigada.
    O primeiro passo é determinar por que os glóbulos brancos estão baixos; uma infecção bacteriana, um vírus ou condições como a anemia costumam ser os responsáveis, no entanto existem outras condições que podem levar a esta condição. Em nosso artigo quais são as causas da redução de glóbulos brancos você poderá descobrir todas as doenças que conduzem a este quadro.
  • Quais alimentos aumentam os glóbulos brancos


    Manter os leucócitos em um bom nível é fundamental para contar com um sistema imunológico saudável, e para consegui-lo você pode incorporar à sua dieta esta lista de alimentos que aumentam os glóbulos brancos:
    • O zinco é um mineral importante para manter um bom nível de glóbulos brancos, favorecendo a função principal destes organismos: manter-nos livres de organismos estranhos, por isso é importante acrescentá-lo à dieta. Este pode ser encontrado em alimentos como as sementes de girassol, ostras, amendoim, amêndoas, grão-de-bico, a carne vermelha e o fígado.
    • chocolate preto é outro alimento rico em zinco que pode ser incorporado à dieta para aumentar os glóbulos brancos.
    • Os alimentos probióticos são também imprescindíveis se quiser ter um sistema imune saudável. Entre estes figuram o iogurte, as conservas e o kefir.
    • Os cogumelos, devido ao seu conteúdo de selênio, ajudam os glóbulos brancos a combater infecções de forma eficiente.
    • Os alimentos ricos em vitamina C também são benéficos para manter um sistema imunológico saudável. Este nutriente está presente nas frutas cítricas como morango, laranja ou kiwi, em vegetais de folha verde como espinafre ou brócolis, e em alimentos com betacaroteno como a cenoura e o pimentão vermelho.
    • Também é recomendável acrescentar à dieta alimentos ricos em ômega 3 como salmão, sardinha, atum, ovo ou as frutas secas.
  • Outras recomendações para aumentar os glóbulos brancos


    Consumir certos alimentos pode beneficiar o aumento dos glóbulos brancos, mas também é importante ter em conta outras recomendações:
    • Fazer uma dieta saudável será importante para garantir um sistema imune eficiente.
    • Também é recomendável reduzir o estresse e praticar atividades que ajudem a liberar tensão. A ansiedade e o estresse têm um efeito nocivo sobre nossa saúde, afetando nosso sistema imunológico.
    • Realizar exercício físico pelo menos três vezes por semana será também de utilidade, melhorando a saúde geral e fortalecendo nosso organismo.

  • FONTE: UMCOMO

    Publicado por Ana Carolina Dada

    Autora do Blog Biomedicina Online e estudante de Biomedicina da FURB-SC .
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