Prêmio bioMérieux de Microbiologia tem inscrições até 30 de agosto

A bioMérieux, empresa francesa líder mundial em diagnóstico in vitro, por meio do Instituto Meriéux, estimula projetos de inovação científica capazes de atender aos novos desafios da saúde pública mundial. Uma dessas iniciativas é o Prêmio bioMérieux, que pelo segundo ano consecutivo acontece juntamente com o 28º Congresso Brasileiro de Microbiologia, que será realizado entre os dias 18 e 22 de outubro de 2015, em Florianópolis (SC).
O objetivo é premiar trabalhos que demonstrem claramente o impacto clínico de testes rápidos em Microbiologia, nos mais diversos aspectos: redução na mortalidade, redução no tempo de permanência em unidades de tratamento intensivo, redução do tempo de internação, redução da densidade de uso ou do tempo de uso de antimicrobianos ou redução em taxas de infecções relacionadas aos cuidados com a saúde.
O Instituto Mérieux concederá um prêmio no valor de US$ 5.000 ao autor do melhor trabalho, que deve atuar em Microbiologia Clínica nas sub-áreas de diagnóstico clínico ou pesquisa e ter idade inferior a 35 anos.
Poderão ser inscritos trabalhos originais ou submetidos em forma de artigo ou ainda publicados no ano de 2015 em periódico indexado no Pub Med (o projeto deve ser brasileiro). Para trabalhos ainda não submetidos a periódicos, o autor deverá enviar o texto completo, redigido em Inglês, estruturado no formato de artigo científico, segundo as normas do Brazilian Journal of Microbiology. No caso de artigos já publicados ou já submetidos, deverá ser enviado o arquivo em formato pdf.
A data limite para inscrição dos trabalhos para concorrer ao Prêmio bioMérieux é 30 de agosto de 2015. Os manuscritos deverão ser enviados para o e-mail: sbm@sbmicrobiologia.org.br.
A comissão avaliadora será composta por dois pesquisadores indicados pela SBM e um indicado pelo Instituto Mérieux, que irá selecionar os três melhores trabalhos para apresentação oral. Será considerado vencedor o trabalho com maior pontuação.
Para a Dra. Marina Baquerizo Martinez, presidente da Sociedade Brasileira de Microbiologia, a premiação é uma forma de reconhecimento aos trabalhos, sejam eles científicos ou profissionais. “O Prêmio bioMérieux, em especial, por ser focado em métodos rápidos em microbiologia, mostra a relevância do tema e estimula o desenvolvimento de uma área da microbiologia ainda incipiente no Brasil”, diz a especialista, que é professora titular do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.
O Congresso Brasileiro de Microbiologia, já em sua 28ª edição, é o evento mais importante na área de microbiologia no País. Estima-se que o público este ano supere os 3 mil congressistas, em sua maioria pós-graduandos, além de 40 palestrantes estrangeiros, entre eles o cientista norte-americano Fred Tenover, um dos maiores pesquisadores na área da Microbiologia na atualidade.
FONTE: LABNETWORK

Publicado por Ana Carolina Dada

Autora do Blog Biomedicina Online e estudante de Biomedicina da FURB-SC .
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário