Por que tenho o hematócrito baixo

O hematócrito refere-se à porcentagem de glóbulos vermelhos presentes no nosso corpo em relação à quantidade de sangue que temos. Quando os seus valores são muito baixos ou altos pode ser devido a diversas condições de saúde que convém determinar para tratar de forma adequada. Por isso, quando o resultado de nosso exame de sangue não é satisfatório neste aspecto é imprescindível consultar um hematologista


Níveis normais


Antes de determinar as causas pelas quais se tem o hematócrito baixo, é importante conhecer quais são seus valores normais. Estas quantidades podem variar ligeiramente de um laboratório para outro, por isso é importante prestar atenção à referência de nível normal que se encontra sempre nos exames de sangue. Tendo em conta este aspecto, os valores habituais costumam ser:
  • Mulheres: 36,1% a 44,3%
  • Homens: 40,7% a 50,3%

Anemia


A anemia apresenta-se quando a quantidade de glóbulos vermelhos em nosso corpo fica reduzida devido a diferentes causas como a falta de ferro, vitamina B12, deficiências da medula óssea, entre outros. Esta condição afeta também o nível de hematócrito em nosso corpo, reduzindo-o. Encontrar as causas da anemia e tratá-la de forma oportuna será fundamental para garantir o bem-estar e saúde do paciente.


Deficiência de nutrientes


Relacionado com a explicação no passo anterior, quando uma pessoa tem desnutrição ou deficiências nutricionais de elementos como o ferro, a vitamina B12, B6 ou o fosfato, os níveis de hematócrito diminuem e a saúde de nosso corpo se debilita.
Atender a estas carências nutricionais e estabelecer uma adequada alimentação é imprescindível para garantir a recuperação do nosso organismo.

Hemorragia ou sangramento excessivo


Uma hemorragia ou sangramento excessivo devido a um acidente, lesão ou traumatismo também pode originar uma rápida queda nos glóbulos brancos, sendo a razão pela qual o hematócrito está baixo. Este resultado costuma ser facilmente reversível com transfusões sanguíneas ou a recuperação do paciente.

Excesso de hidratação


quantidade de água que nosso corpo precisa varia segundo o clima no qual nos encontremos e a atividade física que realizemos. Em média, recomenda-se ingerir 2 litros por dia, mas esta quantidade pode ser maior quando há temperaturas muito altas e excesso de transpiração.
No entanto, um excesso de líquido pode fazer com que o hematócrito baixe do mesmo modo que a desidratação faz que estes valores aumentem. Só um especialista poderá determinar se esta é a razão dos resultados elevados.

  • Destruição dos glóbulos vermelhos


    Diversas condições de saúde podem produzir a destruição dos glóbulos vermelhos, que não se trata de uma doença em si, mas de um sintoma de outra patologia. A revisão e diagnóstico por parte de um hematologista será fundamental para determinar o que produz a destruição dos eritrócitos e resolver o problema.
  • Leucemia

    O câncer nos glóbulos brancos, conhecido como leucemia, pode afetar também a porcentagem de glóbulos vermelhos no sangue fazendo que o hematócrito fique baixo. Determinar a presença desta condição requer extensos estudos que se realizarão apenas quando hajam indicadores que permitam suspeitar desta condição.
    Como o hematócrito baixo pode ocorrer devido a diversas causas, uma revisão médica é imprescindível para determinar a razão da queda destes valores.


  • FONTE: UM COMO

    Publicado por Ana Carolina Dada

    Autora do Blog Biomedicina Online e estudante de Biomedicina da FURB-SC .
      Blogger Comment
      Facebook Comment

    0 comentários :

    Postar um comentário