Por que tenho o hematócrito alto

Ao falar de hematócrito nos referimos à porcentagem de glóbulos vermelhos que se encontram em nosso corpo no que diz respeito à quantidade total de sangue que temos. Manter os níveis adequados indicará que nos encontramos saudáveis, pelo menos no que se refere à quantidade de eritrócitos; no entanto, quando a porcentagem é menor que a média, poderia indicar a presença de algumas condições claras, por isso é imprescindível visitar um hematologista para um diagnóstico. 

  • Valores normais de hematócrito


    Ainda que os valores possam variar ligeiramente entre laboratórios, razão pela qual é importante prestar atenção nos níveis de referência que se encontram nos exames de sangue, os valores normais de hematócritos costumam rondar entre os seguintes valores:
    • Mulheres: entre 36,1% e 44.3%
    • Homens: entre 40,7% e 50,3%
    A seguir explicamos a você as causas mais comuns pelas quais você pode ter o hematócrito alto, mas lembramos que para receber um diagnóstico preciso e adequado deverá consultar um hematologista.
  • Desidratação


    A desidratação é uma causa comum pela qual aumenta a porcentagem de glóbulos vermelhos em nosso corpo. Se você bebe pouca água todos os dias, vive em uma região muito quente e não se hidrata adequadamente; ou pratica atividade física, mas não repõe líquidos, é provável que esta seja a razão.
    Para conhecer os sinais que indicam que o nosso corpo precisa de líquido convidamos você a ler o nosso artigo como saber se estou desidratado.


  • Cardiopatia congênita


    cardiopatia congênita, que costuma ser detectada durante a gravidez ou no momento do nascimento, é uma das razões pelas quais o hematócrito é alto. Neste caso, as medidas a seguir e o tratamento dependerá do estado de saúde geral do bebê, se há outras condições presentes e, claro, da avaliação dos especialistas.
    Se como adulto você sofre deste problema, é muito provável que a sua porcentagem de glóbulos vermelhos saia alterada nos exames de sangue.

    Eritrocitose ou aumento excessivo de glóbulos vermelhos


    Um excesso na produção de glóbulos vermelhos não é como tal uma patologia, mas se trata de um sintoma de alguma outra doença subjacente. Se o hematologista determina que se tem eritrocitose, então será necessário detectar a causa pela qual a medula óssea está produzindo mais células que o habitual.

    Cor pulmonale


    A condição conhecida como cor pulmonale se refere a uma insuficiência presente do lado direito do coração, que pode ocorrer quando sofremos de forma prolongada de hipertensão arterial no ventrículo direito deste órgão e também das artérias pulmonares.
    Mas esta condição também pode se apresentar quando contamos com certas condições pulmonares, por isso a revisão detalhada de um especialista será imprescindível caso este problema seja o causador do hematócrito alto.

    Outras causas do hematócrito alto


    Além das condições mencionadas anteriormente, existem outras causas pelas quais é possível que os níveis de hematócrito sejam mais altos que o normal, entre elas destacamos:
    • Fibrose pulmonar.
    • Baixo nível de oxigênio no sangue.
    • Policitemia vera, uma condição da medula óssea que aumenta a quantidade de glóbulos vermelhos no sangue.

    FONTE: UMCOMO

    Publicado por Ana Carolina Dada

    Autora do Blog Biomedicina Online e estudante de Biomedicina da FURB-SC .
      Blogger Comment
      Facebook Comment

    0 comentários :

    Postar um comentário