O que significa Gama Glutamil Transferase

Gama Glutamil Transferase (ou Gama GT) é uma enzima hepática, normalmente presente no fígado. Esta enzima localiza-se dentro das células do fígado, e quando ocorre uma destruição das células hepáticas a enzima entra na corrente sanguínea. Assim, podemos detetar este nível da corrente sanguínea através de um exame de sangue. É através desta enzima que o nosso organismo é capaz de metabolizar as várias substâncias químicas no nosso organismo, desde aquelas que ingerimos até àquelas que se formam dentro do nosso corpo. O resultado do exame de sangue poderá ter resultados normais ou alterados (baixos ou altos).

  • Valores de referência


    Os valores considerados de referência para o gama glutamil transferase variam consoante o sexo, assim para:
    • Mulheres: 05 a 36 U/L
    • Homens: 08 a 61 U/L
    Quando um resultado de um exame apresenta valores entre os indicados é considerado normal. Caso o exame apresente valores ligeiramente aumentados, deve-se repetir o exame passado algum tempo, pois dependendo do laboratório podem ocorrer pequenas variações nos valores do gama glutamil transferase.
  • Valores diminuídos


    Quando o paciente apresenta valores do gama GT diminuídos, isso pode significar que está tomando algum tipo de droga que está diminuindo os valores. Drogas como a azatioprina, o clofibrato, os estrogêneos e o metronidazol podem reduzir estes valores. Por isso, quando consultar o seu médico para mostrar os resultados do exame, informe sempre sobre os medicamentos que está tomando.
    Nesta situação e de maneira a repor os valores do gama GT, normalmente é feita a substituição do medicamento que está causando esta descida. É importante que suspenda e substitua o medicamento sempre com orientação médica.
  • Valores aumentados


    Quando os valores da Gama GT se encontram alterados (elevados) significa que existe algum tipo de lesão nas células que são ricas nessa enzima. As principais causas que levam a um aumento dos níveis do gama glutamil transferase são:
    • Consumo de álcool;
    • Uso de drogas;
    • Use de determinados remédios e medicamentos;
    • Doenças inflamatórias e infeciosas do fígado.
    Para diminuir os valores do gama GT existem alguns medicamentos que podem ser utilizados. No entanto, o mais importante é tratar a causa do aumento do gama GT. Então se a causa for o álcool, deverá parar de ingerir bebidas alcoólicas, se for devido a algum medicamento, deverá substituí-lo e se for alguma doença, deve-se tratar a doença. Todas estas alterações devem ser feitas sempre sob orientação médica.
  • Tratamento da Gama GT


    As alterações dos níveis da Gama GT são consequência de uma causa base. Assim, o importante é descobrir o que está causando esta alteração, para obter o tratamento adequado.

  • FONTE: UMCOMO

    Publicado por Ana Carolina Dada

    Autora do Blog Biomedicina Online e estudante de Biomedicina da FURB-SC .
      Blogger Comment
      Facebook Comment

    0 comentários :

    Postar um comentário