Clearance de creatinina: exame avalia a função dos rins

O que é?

O clearance de creatinina é usado para avaliar a função dos rins. É usado para ajudar a diagnosticar disfunções renais. O exame é um comparativo entre a dosagem de creatinina no sangue e os níveis dessa substância na urina.
A creatinina é um resíduo produzido pela quebra de uma proteína chamada creatina fosfato. Essa proteína atua no funcionamento dos músculos, sendo obtida por meio dos alimentos ricos em proteína. Os músculos estão em constante atividade, e portanto consumindo creatina fosfato o tempo inteiro. Quando quebrada para ajudar no funcionamento muscular, a creatina fosfato produz um resíduo chamado creatinina, que é filtrado nos rins e excretado na urina. Aproximadamente 2% da creatina presente no corpo é convertida em creatinina todos os dias.
Quando os rins não estão funcionando bem a filtragem da creatinina é comprometida. Isso quer dizer que boa parte da creatinina produzida não será excretada na urina, permanecendo no sangue.
O exame de clearance de creatinina, portanto, mostra quanta creatinina está sendo produzida (sangue) e quanta creatinina está sendo excretada (urina). Isso ajuda a entender se a função renal está mesmo comprometida, uma vez que algumas pessoas podem apresentar níveis mais baixos ou mais altos de creatinina no sangue sem apresentar problemas na função - e os resultados da amostra de urina comprovam que a creatinina está sendo adequadamente filtrada.

Preparo para o exame

Para o clearance de creatinina é necessário um jejum mínimo de três horas para a coleta de sangue. O ideal é não estar no período menstrual. Como a urina é coletada pelo próprio paciente em casa, é necessário fazer a retirada do material usado na coleta no laboratório ou hospital responsável.
O prazo máximo entre a coleta de sangue e a entrega da amostra de urina (ou vice-versa) é de 72 horas.
Também é importante dizer ao médico ou médica quais medicamentos você toma regularmente. Em alguns casos, pode ser necessário interromper o uso da medicação. Entretanto, não pare de ingerir qualquer medicamento sem autorização profissional.

Como é feito

-Coleta da urina
O clearance de creatinina exige a coleta de urina durante 24 horas. Isso que dizer que a pessoa passará um dia urinando exclusivamente em uma jarra de plástico fornecida pelo laboratório ou hospital. Esse recipiente deve ser vedado e encaminhado para o hospital ou laboratório.
Como é necessária uma diferença de no máximo 72 horas entre a coleta da urina e do sangue, o paciente pode ser orientado a fazer a coleta da urina no dia anterior ao do exame de sangue. Dessa forma, o paciente comparece para retirada da amostra de sangue já com a urina coletada. 

Resultados

Os resultados ficam prontos em alguns dias e mostram a média de depuração da creatinina. Isso quer dizer que é feito um cálculo com base nas dosagens de sangue e de urina, mostrando a quantidade de creatinina que os rins são capazes de filtrar por minuto.
Os valores normais para clearance de creatinina podem fazer conforme o laboratório ou hospital. Converse com seu médico ou médica sobre quaisquer aspectos específicos do exame.
Resultados normais
Os valores de referência para o clearance de creatinina são:

  • Crianças: 70 - 140 mL/min/1,73 m2
  • Homem: 85 - 125 mL/min/1,73 m2
  • Mulher: 75 - 115 mL/min/1,73 m2.

Resultados anormais

Qualquer doença ou condição que afeta os glomérulos pode diminuir a capacidade dos rins de limpar creatinina e outros resíduos do sangue. Quando isto ocorre, a depuração de creatinina fica comprometida, aumentando os níveis da substância presentes no sangue e reduzindo as quantidades que deveriam ser encontradas na urina.
Quanto menos eficaz é a filtração renal, menor é o resultado do clearance. Uma creatinina que não está sendo corretamente filtrada pelos rins pode indicar algumas doenças e condições:
  • Trato urinário bloqueado
  • Infecção nos rins
  • Insuficiência renal
  • Desidratação
  • Alterações musculares, como
  • rabdomiólise.
A taxa de depuração da creatinina também pode ficar mais baixa do que o normal quando há diminuição do fluxo sanguíneo para os rins. Nesses casos, o resultado pode indicar problemas como insuficiência cardíaca congestiva e insuficiência renal aguda ou crônica. 
Um clearance de creatinina elevado pode ocasionalmente ser visto durante a gravidez e em pessoas que fazem exercício em excesso e/ou dietas ricas em carne vermelha. Entretanto, este exame não é normalmente usado para monitorar essas condições.

O que pode afetar o resultado do teste?

As taxas de depuração de creatinina tendem a cair com o passar dos anos, uma vez que a capacidade dos rins de filtrar o sangue diminui.
Certos fármacos podem diminuir a depuração da creatinina. Pessoas que possuem apenas um dos rins funcionando geralmente apresentam taxas de depuração normais, porque o rim funcional vai compensar a falta do outro órgão, aumentando sua taxa de filtração.
FONTE: MINHA VIDA

Publicado por Ana Carolina Dada

Autora do Blog Biomedicina Online e estudante de Biomedicina da FURB-SC .
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário