CA-125: exame avalia risco para câncer de ovário

O exame de CA-125 avalia a quantidade deste marcador tumoral no sangue. O antígeno CA-125 é uma proteína presente na maioria das células do câncer de ovário, e por isso é comumente usado durante e após o tratamento.
Em alguns casos, o CA-125 pode ser usado para avaliar sinais de precoces de câncer de ovário ou pacientes com alto risco para esse tipo de tumor.
O corpo produz naturalmente pequenas quantidades de CA-125, e isso não indica qualquer doença. Algumas situações podem elevar moderadamente os níveis deste marcador, tais como menstruação, gravidez ou inflamação pélvica.
Níveis significativamente elevados de CA-125 no sangue podem indicar presença de câncer de ovário ou, em alguns casos, outros tipos de tumor, como câncer de ovário, endométrio, peritônio ou trompas de falópio.

Indicações

O exame de CA-125 é utilizado principalmente para monitorar o tratamento do câncer de ovário. Também pode ser usado para detectar se o câncer voltou após o tratamento estar completo.
O teste por vezes é utilizado para testar e monitorar as mulheres com alto risco de câncer de ovário, mas que ainda não têm a doença. Entretanto, o exame não é utilizado para rastreamento do câncer de ovário - como é a mamografia para o câncer de mama ? uma vez que nem todas as mulheres com altos níveis de CA-125 apresentarão câncer e vice-versa.
Às vezes, o teste de CA-125 pode ser encomendado junto com uma ultrassonografia transvaginal para ajudar a detectar o câncer de ovário precocemente em mulheres com alto risco de desenvolver a doença. Pode também, por vezes, ser encomendado para ajudar a investigar outros tumores, como câncer de ovário, endométrio, peritônio ou trompas de falópio.

Resultados

Os resultados do exame costumam ficar disponíveis quatro dias a uma semana após a coleta. A interpretação do exame CA-125 depende da razão pelo qual foi requerido. Por isso é importante conversar com o médico ou médica para tirar qualquer dúvida.
Resultados normais
Os níveis de TGO são medidos em unidade de massa atômica (U) por mililitro de sangue (ml). O valor considerado normal é 35 U/mL ou abaixo, sendo que o limite mínimo para detecção do antígeno no teste costuma ser de 0,6 U/mL.
Os valores de referência mostrados aqui são apenas um guia, uma vez que podem mudar de laboratório para laboratório. Além disso, o médico ou médica irá avaliar os resultados de acordo com o paciente e suas características, como idade e doenças relacionadas.
Resultados anormais
Condições que elevam as quantidades as CA-125 no sangue são:
Os tipos de câncer que podem elevar os níveis de CA-125 incluem:
Outras situações podem elevar os níveis de CA-125, como o ciclo menstrual e a gestação no primeiro trimestre. O médico ou médica irá avaliar se os resultados anormais ocorreram devido a essas alterações.

FONTE: MINHA VIDA

Publicado por Ana Carolina Dada

Autora do Blog Biomedicina Online e estudante de Biomedicina da FURB-SC .
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário