Botox e o biomédico: mitos e verdades

Conheça os mitos e verdades do botox

No artigo de hoje, Dra. Ana Carolina Puga vai responder algumas questões para esclarecer alguns mitos relacionados ao tratamento com a toxina botulínica.

O botox tem efeito imediato?

Dra. Ana: Seu efeito aparece depois de 48 a 72 horas e o seu melhor efeito aparece após quatro a sete dias da aplicação.

A toxina botulínica tipo A (botox) pode causar a paralisação do músculo, deixando o paciente sem expressão?

Dra. Ana: A toxina causa a paralização do músculo inibindo sua contração, evitando as rugas, porém se a quantidade de produto e pontos for excedente à necessidade do paciente, pode ocorrer uma paralisia excessiva, ficando sem expressão alguma. Nesse caso, pode ser usada a quantidade incorreta, geralmente isso acontece muito quando a aplicação não é feita por profissional qualificado e o profissional pode aplicá-la sem precisão anatômica correta. Mas isso também pode acontecer em casos de reaplicação do botox, quando o procedimento anterior já não faz mais efeito.

Aplicar botox causa muita dor durante e após o tratamento?

Dra. Ana: A aplicação é rápida e feita de forma delicada para que cause apenas um leve desconforto durante a aplicação. É usado creme anestésico em pessoas mais sensíveis. Em algumas pessoas pode ocorrer dor no local de um ou outra picada, mas que some em 5 dias.

O botox faz com que os lábios aumentem de volume?

Dra. Ana: O botox não serve para aumentar volumes. O preenchimento de lábios é feito pela técnica de preenchimento labial, que usa ácido hialurônico. É essa técnica que aumenta volumes e faz o preenchimento de rugas.

Após a aplicação de botox, o paciente pode tomar sol?

Dra. Ana: Após a aplicação, o paciente pode voltar às suas atividades normalmente, evitando abaixar a cabeça por 4hs, pegar sol direto por 24s, evitar calor, sol, agua quente no local nas próximas 24 horas. O uso do filtro solar deve ser indicado e usado por qualquer pessoa todos os dias do ano para evitar as doenças da pele.

Apenas mulheres podem fazer o tratamento com botox?

Dra. Ana: O tratamento é indicado para homens e mulheres. O número de pessoas, de ambos os sexos, que recorrem a esse tratamento têm aumentado muito. O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking dos países em número de aplicações de botox. Os homens têm mais rugas entre os olhos e na testa, locais em que eles mais utilizam o tratamento.

O procedimento pode ser realizado em qualquer clínica?

Dra. Ana: O botox deve ser feito apenas em clínicas que tenham especialistas no tratamento, preferencialmente biomédico pós graduados em Biomedicina estética. Se você fizer o tratamento com um profissional não treinado, corre risco de ficar com as pálpebras caídas com a boca torta ou com uma aparência artificial.

O botox pode ser feito por pessoas de todas as idades?

Dra. Ana: O tratamento é indicado para pessoas a partir dos 27 ou 28 anos, mas o tratamento com a toxina botulínica é usado no mundo todo em pessoas a partir dos 14 ou 15 anos, depende do grau de envelhecimento da pele, que varia de uma pessoa para outra.

Publicado por Ana Carolina Dada

Autora do Blog Biomedicina Online e estudante de Biomedicina da FURB-SC .
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário