PATOLOGIA LÂMINA 08- MIOCÁRDIO - CORAÇÃO

Diagnóstico: infarto agudo do miocárdio.
Macroscopia: lesão pálida, levemente intumescida assumindo a coloração amarelo-ouro, discretamente deprimida com bordas hemorrágicas que a partir do 7º dia a periferia torna-se mais deprimida e assume a coloração castanho-acinzentada pela formação de tecido de granulação que corresponde ao início da cicatrização.
Microscopia: corte de ventrículo esquerdo apresentando alterações de natureza hipertrófica representadas por irregularidades de cardiomiócitos na presença de núcleos aumentados de tamanho ao lado de proliferação fibroblástica e fibrose intersticial. Presença de extensa área de necrose por coagulação caracterizada por acentuada eosinofilia das fibras cardíacas com ausência nuclear e rico em filtrado inflamatório polimorfonuclear predominantemente neutrofílico.
Consequências e complicações: insuficiência cardíaca, podendo ser global, direita ou esquerda. Com consequência pode surgir edema pulmonar, arritmias, choque cardiogênico, ruptura da parede do coração, provocando hemopericárdio e tamponamento cardíaco, tromboembolia pulmonar ou sistêmica.
Diagnóstico laboratorial: dosagem de marcadores séricos do infarto (troponina, mioglobina e CK-MB).


Publicado por Ana Carolina Dada

Autora do Blog Biomedicina Online e estudante de Biomedicina da FURB-SC .
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário