BIOMEDICINA - O QUE É ISSO?

A profissão de Biomedicina está voltada principalmente para a pesquisa sobre doenças, exames clínicos, desenvolvimento de tratamentos, novas formas de prevenção e aumento da qualidade de vida da população em geral.
Como o próprio nome indica, é uma carreira situada entre a Biologia e a Medicina. Os biomédicos não fazem cirurgias nem prescrevem medicamentos. Seu foco está na pesquisa, identificação e classificação microrganismos causador de enfermidades, no desenvolvimento e evolução de remédios e vacinas. Este profissional trabalha principalmente em institutos de pesquisas, laboratórios de análises clínicas, hospitais, bancos de sangue e na indústria de medicamentos.
A profissão de biomédico é regulamentada e, para exercê-la, é obrigatório ter diploma de nível superior em curso de Biomedicina ou Ciências Biológicas – Modalidade Médica reconhecido pelo MEC e obter o registro no Conselho Regional de Biomedicina (CRBM).
A grade curricular inclui aulas de fisiologia, bioquímica, informática e administração laboratorial, metodologia científica e inglês. Estas duas últimas disciplinas são imprescindíveis para a redação e a interpretação de textos e trabalhos científicos. Praticamente metade do currículo é dedicada a práticas de laboratório. Desde o início do bacharelado o estudante deve participar de seminários, feiras e congressos - atividades fundamentais para reciclar conhecimentos, pois esta é uma das áreas científicas em que as inovações mais ocorrem. No último ano do curso, é preciso escolher uma área específica para fazer estágio e escrever uma monografa.
Duração média: 4 anos.
O mercado de trabalho para quem se forma em Biomedicina é amplo e está em expansão. Existem 37 especializações reconhecidas pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) e os profissionais podem optar por seguir a carreira na área de pesquisa, saúde, meio ambiente, alimentos e docência, entre outras.
A biomedicina é uma profissão em alta e entre as áreas mais promissoras estão a reprodução humana e a pesquisa genética (células tronco, por exemplo). Um dos setores que mais empregam biomédicos é o de análises clínicas.
Ficou curioso? Para saber mais sobre as mais diversas atuações do Biomédico, fique ligado no nosso blog que toda semana iremos discutir sobre uma atuação.


Publicado por Ana Carolina Dada

Autora do Blog Biomedicina Online e estudante de Biomedicina da FURB-SC .
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário