ATUAÇÃO DO BIOMÉDICO - FISIOLOGIA

Fisiologia é o ramo da Biologia responsável por estudar as funções, processos e interações das células, órgãos e sistemas dos organismos vivos. O estudo de suas estruturas, dos mecaninsmos que as ativam, param, alteram ou concluem. Na fisiologia você terá o entendimento detalhado de como o corpo funciona, essa máquina perfeita e muito bem ajustada.

Dependendo das divisões do corpo, temos diferentes divisões da fisiologia. Por exemplo, à nível celular, temos a Fisiologia Celular (ou Biologia Celular), aonde estudamos as interações e os processos que promovem o funcionamento das células. A Fisiologia Sistêmica aborda o funcionamento dos mais diversos sistemas do corpo, como o digestório, respiratório, excretor... A Neurofisiologia é responsável por entender os processos do sistema nervoso, e assim por diante. Cada parte, sistema, região e grupo do corpo é estudado pela Fisiologia, para um completo entendimento do corpo.


Sua precursora é a Anatomia, pois é necessário o conhecimento prévio das estruturas do corpo, sua localização, constituição e função básica. O Fisiologista não atua somente na área humana, mas também há ramos de fisiologia geral e animal, aonde o funcionamento dos mais diversos organismos é posto em evidência. A atuação do fisiologista no diagnóstico e na criação de novas ferramentas que garantam a saúde é constante, pois sem o entendimento do funcionamento do corpo é impossível determinar o que lhe trará cura ou não.

Compete ao biomédico:
• o biomédico fisiologista atua em equipe multidisciplinar que trabalha no esporte de alto rendimento.
• realiza o planejamento de treinamento e programa a suplementação alimentar de atletas de alto nível. 
• no Japão, a Fisiologia do Exercício é aplicada principalmente para esportes náuticos;
• o biomédico fisiologista pode ainda fazer assessoria e consultoria, além de atuar em pesquisa e docência.


FONTE: FOCO BIOMÉDICO

Publicado por Ana Carolina Dada

Autora do Blog Biomedicina Online e estudante de Biomedicina da FURB-SC .
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário